Proposta Pedagógica

Nome do curso: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Cronograma: 

Disciplina

Carga horária

Período - Data

Ambientação digital

15 horas

01/07 a 12/07

Marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

30 horas

13/07 a 09/08

Gestão Escolar, Diversidade e Direitos Humanos

30 horas

10/08 a 07/09

Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa

30 horas

08/09 a 05/10

PDDE SRM - Financiamento, Adesão e gestão de Recursos 

30 horas

06/10 a 02/11

Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem

30 horas

03/11 a 30/11

Gestão escolar e acessibilidades 

15 horas

01/12 a 15/12



Metodologia: 

A metodologia será desenvolvida a partir de ferramentas tecnológicas disponibilizadas no ambiente de aprendizagem por meio da Plataforma Moodle. O objetivo principal é o de garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem com propostas inovadoras, integrando as tecnologias de informação e comunicação na educação. A Plataforma Moodle da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) destina-se a atividades educacionais e acadêmicas por meio da criação de salas de aula virtuais. Assim, serão criadas salas virtuais para cada disciplina presente no curso de aperfeiçoamento. O professor pesquisador e o professor formador poderão, por exemplo, visualizar e editar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes, solicitar a inserção de usuários. Apenas os docentes responsáveis pela turma/disciplina e associados a ela nos sistemas de controle acadêmico podem ser cadastrados com esse perfil. Os tutores poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes. Os cursistas, professores da Educação básica pública, poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e participar de todas as atividades. Neste perfil são cadastrados todos os estudantes deferidos em cada disciplina.

A avaliação será realizada no ambiente de aprendizagem (plataforma Moodle) e os parâmetros serão estabelecidos para todas as disciplinas, sendo solicitadas as seguintes medidas avaliativas: (a) Fórum de discussão, (b) Postagem de tarefas/atividades; e, (c) Plano de aula/Estudo de caso.

a) Fórum de discussão: acesso e participação no fórum de discussão de cada disciplina no ambiente de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle – UFSCar. Em todas as disciplinas, os alunos terão a oportunidade de acessar a plataforma para discutir sobre os conteúdos, assim como as tarefas das disciplinas. Desse modo, os alunos trocarão informações entre si e receberão feedback dos tutores de cada disciplina.

b) Postagem de tarefas/atividades no ambiente de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle – UFSCar: serão postadas tarefas e atividades relacionadas aos conteúdos das disciplinas, em que os alunos terão um prazo para a realização e receberão feedback dos tutores.

c) Plano de aula/Estudo de caso: em todas as disciplinas, os alunos irão elaborar um plano de aula/estudo de caso, a partir da prática vivenciada em sala de aula, aplicando os conteúdos expostos e trabalhados nas mesmas. 

Além das medidas avaliativas descritas, no início do curso será solicitado que os(as) cursistas respondam a um questionário contendo questões sobre a formação e atuação profissional junto aos estudantes com deficiência, fatores que motivaram a realizar o curso de aperfeiçoamento. Ao final da disciplina, os(as) cursistas responderão outro questionário visando analisar, dentre outros aspectos, os possíveis impactos da formação continuada na prática pedagógica dos professores participantes.